A Biblioteca da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, criada em 1918, é a mais completa do Brasil nas áreas de saúde pública e nutrição. Seu acervo, de valor inestimável, está entre os melhores das Américas e se destaca em nível mundial. Ocupa 1.850 m2 em moderno edifício, destinado a novas tecnologias da informação para ensino e pesquisa. Sua coleção de 381.111 exemplares abriga quase três mil títulos de periódicos e 54 mil monografias (livros, teses e outros). Possui 22 computadores ligados à rede USP, permitindo acesso ilimitado à informação acadêmica e científica aos seus usuários.

O prédio da Biblioteca é atendido por rede sem fio (wireless), permitindo uso de notebooks e acesso à internet sem qualquer restrição à comunidade USP. O usuário remoto tem na versão virtual da Biblioteca acesso 24 horas, com possibilidade de busca simultânea nos seus catálogos e demais fontes de informação. Oferece serviços on-line à comunidade acadêmico-científica, constituindo-se na Biblioteca Virtual da Faculdade de Saúde Pública.

Oferece 191 lugares para leitura, incluindo 4 salas para estudo em grupo, sala de treinamento com 10 computadores, sala de obras raras e clássicas, oficina de digitalização e sala de teses e memória bibliográfica da Faculdade. Conta com equipe bibliotecária qualificada composta por 9 bibliotecários, 16 técnicos e auxiliares e 1 estagiário.

Pertence ao Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da USP, o qual provê a aquisição e preservação dos acervos impressos e eletrônicos, assinaturas de bases de dados nacionais e internacionais, com acesso a 87 mil títulos de periódicos em texto completo e e-books. Por meio do SIBi integra consórcios como o CRUESP (USP, UNESP e UNICAMP), convênios com a CAPES e com Portal SciELO para manutenção do acesso ininterrupto à informação. A Biblioteca/CIR assessora a edição da Revista de Saúde Pública e colabora com a normalização da revista Saúde e Sociedade, editada pela FSP em parceria com a Associação Paulista de Saúde Pública. Colabora com a base de dados LILACS e Portal de Teses e Dissertações em Saúde Pública, e vem atuando na nova fonte de informação em áudio - Audioteca - dessa biblioteca virtual.

No seu Programa Educativo, em 2013, a Biblioteca/CIR ofereceu 21 cursos relacionados com a competência em informação quanto ao aprendizado de softwares e ferramentas para a busca em bases de dados. Participaram 297 usuários, capacitados para utilização dos recursos informacionais disponíveis. A Biblioteca também oferece visitas orientadas para grupos de estudantes, em 2013 foram 343 visitantes.

A Biblioteca está desenvolvendo um Repositório Institucional para internalizar e tornar acessível ao usuário a produção do corpo docente da FSP e demais publicações relevantes para a memória da área de saúde pública brasileira.


Última atualização: junho/2014